20 de janeiro de 2009

MangaDream 2009 - Mudanças

Feliz ano novo! Que 2009 traga coisas maravilhosas a todos nós! \o/\o/

E começa mais um ano do grupo MangaDream...
Como devem ter percebido, ano passado o grupo funcionou aos trancos e barrancos, às vezes com bastante lançamento, mas às vezes com semanas sem nada. Após esse nosso último hiatus, as fundadoras e co-fundadoras resolveram se reunir e discutir os rumos do nosso fansubber. Todas agora somos formadas, lutando para conciliar trabalho com lazer, estudos (afinal, ainda tem pós e concursos públicos, né?) com produtividade. Considerando nosso novo ritmo e a necessidade do grupo, daremos início a uma nova forma de funcionamento do grupo!


Novo Funcionamento do MangaDream

Com inspiração no Programa Mutirão e com o objetivo de trabalhar mais rápido alguns projetos (principalmente os mais populares), o grupo resolveu abolir o método de "um tradutor e um editor fixo para cada projeto" e colocarmos múltiplas pessoas trabalhando no mesmo volume de um mangá a ser escolhido pelos leitores.
Como funcionará: quinzenalmente, será criada uma enquete na nossa comunidade do orkut para saber qual dos 15 volumes listados as pessoas mais desejam ver. Ao fim da votação, os dois com maior número de votos serão considerados "vencedores", sendo então os próximos volumes a serem trabalhados pelo MD. Cada um será dividido igualmente em 6 ou 7 partes (dependendo do número de páginas) e enviado ao nosso staff cadastrado para trabalharem simultaneamente, lançando completo tão logo possível. Com isso, esperamos lançar massivamente as séries mais populares e terminá-las rapidamente.

Alguns detalhes importantes:
- Projetos em parcerias com outros grupos, NÃO participarão desse esquema, pois não podemos obrigar os demais a entregarem a tradução do volume completo ou editar todo um volume em poucas semanas. Eles continuarão com staff fixo, podendo ter duas pessoas ajudando na mesma função para caminhar mais rápido.
- As séries que ganharem determinada enquete, não voltam na seguinte, para dar chances a outras séries. Elas reaparecerão a partir do segundo turno, já tendo como opção o volume seguinte, independente do anterior eleito já ter sido lançado ou não. Exemplo: na votação série 4, ganha o volume 5 de Aishiteruze Baby, a série 5 não terá Aibaby como opção, apenas a partir da série 6 aparecerá a opção "Aishiteruze Baby volume 6"
- Das 15 opções para votação, 10 serão exclusivas para projetos que já estão completos em inglês, para incentivar a finalização dos mesmos.
- Vamos trabalhar com um máximo de projetos ativos (embora o número certo ainda não esteja definido), e só quando o número estiver abaixo é que lançaremos um projeto novo.
- Se alguma série não vencer nenhuma vez num período de 6 meses, podemos considerar seriamente em cancelar o projeto!
- Toda essa descrição é para os planos iniciais, conforme o tempo moldaremos melhor o funcionamento para a realidade. ^.~

Com isso, temos...


Recado importante para o staff e futuro staff do MangaDream

Em função do hiatus de dois meses e do novo método de funcionamento do grupo, peço que aqueles que fazem parte do grupo (tendo já produzido algo ou não), entrem em contato com a princit (love_bluecherry@yahoo.com.br) ou a Mimi (mangadream@gmail.com) confirmando a continuidade de sua participação e também uma lista com os 10 projetos do MangaDream que você mais gosta/ajudaria, e os 10 que você menos gosta/não faria. Essa lista será importante para criar um banco de dados e assim evitarmos de pedir que fulaninho traduza algo que não goste. Conforme a lista for sendo preenchida, já poderemos dar prosseguimento às nossas atividades.

Sobre nossos testes, infelizmente eles foram perdidos! T_T Só consegui salvar o teste intermediário de inglês, o resto terá que ser refeito. Caso por acaso você tenha salvo em seu computador, peço que o envie para um dos e-mails citados acima!! No máximo em duas semanas estarei os refazendo, assim quem quiser entrar para o grupo poderá enviar o teste para avaliação.


Projetos em perigo de serem cancelados

Como dito antes, temos projetos completos em inglês que daremos mais destaque. Por outro lado, há outros que foram abandonados há tempos e o material é escasso, ou ainda requerem atenção especial. A lista deles segue abaixo, assim como informações do problema encontrado. Se você puder encontrar scans de alguma língua, ou puder nos ajudar de alguma forma, ficaremos eternamente gratas. Infelizmente caso ninguém consiga salvá-los, mais cedo, ou mais tarde, eles serão cortados:

- Binetsu Shoujo - faz quase 1 ano que o último capítulo foi lançado em inglês, precisamos de tradutor de japonês para fazer os últimos 5 volumes
- Bokura ga Ita - há um buraco entre o volume 4 e o 9, requisitando tradutor de japonês para fazer essa parte
- Gals! - faltam os quatro últimos volumes e já faz mais de um ano que não novos lançamentos em inglês, precisaríamos do material da editora americana OU tradução do japonês para os últimos volumes
- Oboretai! - título josei que há anos não lançam novo capítulo em inglês, é preciso tradutor de japonês que compreenda muito bem kanjis sem furigana
- Ouke no Monshou - série enorme (mais de 40 volumes e sem final) que está sendo traduzida do inglês por uma versão censurada e modificada, quase TODOS os diálogos precisam ser refeitos, necessita tradutor de japonês exclusivo!

13 comentários:

Anônimo disse...

por favorrrr naum cancelem o Binetsu shoujo...eu amo por demais esse manga..
Sei que naum adianta nada eusuplica pq naum sei ingles mto menos japones...
Mas por favorrr naummmmmmmmmmmmm

Anônimo disse...

Por favor, não cancelem binetsu shoujo! [2]

Nem Bokura ga Ita, por favor! A gente espera mais um pouquinho! ._.

E que o MD tenha sucesso!

Anônimo disse...

Que bom que o site está voltando *-*
Não cancelem Binetsu shoujo(3) T__T
Poor favooor!
Eu adoro vocês *-*
=*

Mariih disse...

Ouke no Monshou parece bom .... T__T

Smart disse...

Que bom que vcs consiguiram pensar numa maneira (e q boa maneira)para conciliar o trabalho e vida de vcs com o fansubber. Seria uma pena perder um fansubber tão bom quanto o de vcs^^
Muito sucesso!!! E muitos mangás^-^

B-jão

Anônimo disse...

Adorei! Espero que o MD continue firme e forte, continuarei acompanhando vocês.

Anônimo disse...

Naum sei se isso vai ajuda,mas achei esse site q tem o Binetsu Shoujo até o nume 26...
Ta em ingles...
Então por favor naum cancelem....

http://www.onemanga.com/Binetsu_Shoujo/

Unknown disse...

Tem licenciado na espanha, se alguém comprar e disponibilizar as scans... vocês tem tradutores de espanhol?

- disse...

Eeeba ainda bem que voltaram! eu achei que tudo tinha acabado! Bem vindo novamente e conto com vocês nesse ano, e obrigada por traduzir!

Anônimo disse...

Espero que isso funcione, porque até hoje estamos esperando o programa multirão e não houve nenhuma explicação sobre que fim levou :/

Anônimo disse...

por favoooor naum cancelem Binetsu Shoujo.![4]
adoooro esse mangá----ç.ç----

Integra-Sama disse...

Binetsu shoujo, é complicado mesmo... eu li até o capítulo 26 em inglês e já faz meses que não atualizam, como eu também não sei japonês nem povo ajusar... então por favor!!! alguém que sabia japonês ajude o pessoa do Mangá Dream!!!!

mil deijos!!!

Unknown disse...

eu gosto de oboretai... mas não sei japonês T-T